Dia do aposentado

      O dia 24 de janeiro, é o dia do aposentado brasileiro. Nesta data, em 1.923 foi publicada a lei  de autoria do deputado Eloy Chaves que é considerada a base do sistema previdenciário brasileiro, criando a Caixa de aposentadorias e pensões dos empregados ferroviários. Posteriormente outros trabalhadores tiveram os seus seguros de previdência.
     Eloy de Miranda Chaves nasceu no dia 27 de dezembro do ano de 1.875 em Pindamonhangaba, interior paulista. Morreu em São Paulo capital, no dia 19 de abril do ano de 1.964. Foi advogado, empresário, banqueiro, fazendeiro, político. Seu primeiro cargo, foi de vereador em Jundiaí, também interior paulista. Depois foi deputado federal e secretário de justiça e segurança pública do estado de São paulo nos governos de Rodrigues Alves(1.912/16) e Altino Arantes (1.916/20). Pertenceu ao PRP (Partido Republicano Paulista). Outra curiosidade. Fazenda de sua propriedade, chamada Ermida, em Jundiaí, foi cenário para o filme Casinha pequenina de Mazzaropi. Isto em 1.961. A película trouxe Tarcísio  Meira e Luiz Gustavo, então no início da carreira.
     Atualmente, existe na cidade aonde começou carreira política, importante e tradicional bairro que leva o seu nome. Justa homenagem, para um dos incentivadores e fomentadores do progresso da pujante cidade de Jundiaí.
     Mesmo diante do cenário atual, aonde incertezas e desmandos, vem ofuscar o passado de conquistas importantes. Aposentados de todo o Brasil, devem sim comemorar esta data. Então parabéns a todos que laboraram por anos de suas vidas.
     Feliz dia do aposentado brasileiro!
Esfinge de Eloy Chaves. Em frente do INSS de Jundiaí SP.(acervo DSS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prostituição de mulher da Várzea Paulista

Comunicando com Alegria e Responsabilidade

O presente que queria ganhar