Vai uma maniçoba aí?

Feijoada diferente, exótica por natureza: Eis a Maniçoba.
Para ficar com sabor e aparência próprios ao consumo, são necessários ao menos dez dias de cozimento.
Por Daniel Sérgio*

     Dois paneiros de maniva, dois quilos de toucinho, pé de porco, orelha de porco, rabo de porco, língua de porco, lombo de porco e costela de porco. Tudo bem salgado Tem ainda um quilo e meio de paio, um quilo e meio de chouriço de porco, um quilo e meio de linguiça (de porco é claro), acrescente também quatro quilos de bucho bovino e outros quatros quilos de charque bovino. Eis a maniçoba, a feijoada da região norte do Brasil. Considerado o segundo prato mais popular do Pará. O primeiro não menos exótico, é o Pato no tucupi.
     Depois de pelo menos dez dias de cozimento, sirva com arroz branco, farinha de mandioca com tucupi e pimenta de cheiro. Há quem adicione um pouco de leite de castanha-do-pará. Está pronto um dos pratos que mais desperta curiosidade de turistas que visitam Belém do Pará. Primeiro pelo aspecto escuro, quanto mais escuro melhor. Se apresentar aparência esverdeada, significa que não foi bem cozida, podendo fazer mal a quem consumir.
Maniva
      O nome dado afolha da mandioca, é a maniva, palavra de origem tupi e deve ser lavada e moída e cozida em água abundante a fim de tirar o ácido cianídrico que existe em suas folhas dando gosto amargo. Daí a necessidade de cozimento por períodos tão longos. É o charme do prato.
     Servida em ocasiões especiais. Momentos de confraternizações e sobretudo , no almoço do Círio de Nazaré, todo segundo domingo de outubro.  O prato é amado pelos paraenses . As quituteiras, passam a receita de geração em geração. Assim, a tradição vai sendo preservada. E aí, ficou curioso e com vontade de saborear esta iguaria? – Então, venha para o Pará e procure conhecer mais e melhor sobre a cultura deste povo. Valerá muito a pena. O convite está feito. Como se diz:
      - Bora visitar o Pará!


*o autor é estudante de jornalismo, jundiaiense, morador no Pará e blogueiro (www.frogdandan.blogspot.com.br).
Maniçoba: Prato tradicional no Pará.(divulgação internet)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prostituição de mulher da Várzea Paulista

Comunicando com Alegria e Responsabilidade

O presente que queria ganhar