"Écco", a Itália canta

      A imigração italiana para o Brasil foi importante para o crescimento do país. As primeiras levas de italianos começaram a chegar em fins do século dezenove. Navios lotados de pessoas, repletos de sonhos.  A esperança para  a melhora de vida foi  o mote dos oriundi  que aqui aportaram.
      Em Jundiaí, no interior paulista, não foi diferente. Famoso ficou o hoje bairro Colônia, que abrigou muitos dos italianos e seus descendentes. Mas, outras regiões da cidade também serviram de moradia, como os bairros de Caxambu, Traviú e outros. A cultura da uva e a produção de vinhos, foi um dos principais pontos de contribuição dos italianos para Jundiaí. Muitos ainda foram trabalhar nas indústrias. Como as hoje extintas Argos, Latorre,  São Bento.
      O empresários das comunicações, doutor Tobias Muzayel, de saudosa memória, criou enquanto apresentador de um programa radiofônico, o Itália canta. Quadro para homenagear as famílias vindas do país europeu e que moraram em terras jundiaienses. Já foram agraciadas mais de 600 famílias que tiveram as histórias contadas na rádio Difusora. E entre as famílias, tivemos no dia 17 de setembro, a  vez da família Cavallini. O senhor João Cavallini, filhos de italianos construiu sua vida na região de Bauru. Mas, três de seus cinco filhos, vieram para Jundiaí aonde também contribuíram para
Itália canta: Momento de homenagem.(arquivo pessoal)
o desenvolvimento da cidade.
      Confira na foto, o momento da homenagem apresentada pelo radialista Adilson Freddo  pela Difusora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prostituição de mulher da Várzea Paulista

Comunicando com Alegria e Responsabilidade

O presente que queria ganhar